quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Construção da Cidadania e Educação Matemática

O presente estudo investiga, em uma escola da Rede Estadual, particularmente em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, do período diurno, as possibilidades de desenvolver uma Educação Matemática que contemple, de forma integrada, a construção de conhecimentos matemáticos e a formação para a Cidadania, embasadas na metodologia de elaboração de projetos, adotada pela escola e pelo professor. Nesse sentido, experiências com projetos, desenvolvidas na escola, na disciplina Matemática, são analisadas, avaliando-se o impacto de tais experiências sobre os alunos, conforme já mencionado, de uma 3ª série do ensino Médio, na qual tanto o professor, quanto os alunos discutem e avaliam os resultados. O referencial teórico contempla estudos sobre a Educação Matemática e a Cidadania realizados por Lopes, D’Ambrósio, Skovsmose e, ainda, analisa propostas contidas em alguns documentos oficiais com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, (PCNEM) e (PCN+) e “Orientações Curriculares para o Ensino Médio”. Adota-se uma metodologia qualitativa aplicada a um estudo de caso, elegendo como instrumentos de pesquisa a observação, a análise documental, entrevistas não estruturadas, diálogo com os alunos e relatos por eles elaborados.

Fonte


2 comentários:

  1. Curso preparatório on line pata concurso Peb II da SEE/SP.
    Acesse:ead.professoraprendente.com.br

    ResponderExcluir